Retrospectiva 2023

Olá Juchetes, tudo bem?
E como de praxe, todo ano escrevo um pequeno resumo do que aconteceu no ano, para que eu possa relembrar os momentos, bons ou ruins e esse ano era óbvio que não iria faltar e bora de resumo.

Primeiro desenho do ano pra comemorar
esse novo ano, espero que seja bom!

Esse ano passeamos bastante e fomos muito no Sesc (amo esse lugar), também fui algumas vezes no shopping Sorocaba visitar a loja Bum Brinquedo (outro lugar que adoro ir). Conhecemos o centro esportivo Dr. Pitico. Minha mãe levou eu e Luna no cinema ver o Gato de Botas 2, ela gostou, mas nem se compara com o filme da Patrulha Canina 2, esse ai deve choro e até dancinha no final.

Da esquerda para direita:
Foto no Sesc, No shopping Sorocaba onde ganhou o
 Marshall da loja Bum Brinquedos, Dr Pitico
 e no cine com a vovó

Dia das crianças passamos no shopping Sorocaba com direito a fotinho com o Marshall e Skye da Patrulha Canina. Tiramos fotinhos da exposição do Jurassic Park no Shopping Iguatemi de Sorocaba, Luna ficou receosa e não tinha tanta coisa legal lá, era pequeno inclusive.

Da esquerda para direita:
Dia das crianças com Marshall e Skye
e exposição do Jurassic Park

Luna brincou com lama pela primeira vez, numa das vezes que fomos no centro esportivo do Jardim Simius. Tomamos sorvetes na Borelli e algumas vezes num que é uma delícia que fica no shopping Cianê.
Da esquerda para direita:
Luna brincando na lama, Luna na Borelli e
Luna na sorveteria do Cianê

Deve duas festas infantis em que a Luna se acabou de brincar. Uma delas foi a festa de aniversário da Bianca, filha da nossa amiga Josiane. Luna adorou o escorregador, contudo queria que eu descesse com ela, acabei ficando bem cansada, mas valeu muito a pena. A outra festa foi a de 1 ano da Maria Clara filha da Joélen prima do Rô, e que acabamos conhecendo ela esse ano apenas, alguns meses antes do aniversário. A Luna se divertiu com as outras crianças, ficou correndo atrás deles, brincando de bandido e mocinho. Ah e nessa festa o mais legal é que quem tirou as fotos foi meu irmão, ele manda muito bem nisso, depois olhem a página dele (Thiago e Sandra Fotografias).

Da esquerda para direita:
A gente no niver da Bianca, lembrancinhas do niver
da Maria Clara e a foto feita pelo meu irmão na festa

Esse ano Luna foi pela primeira vez no circo, ficou com medo de um mecatrônico de gorila, porém adorou o resto, além disso assistiu teatro de graça no shopping Cidade, daqui de Sorocaba. Claro que não foi no mesmo dia. Conhecemos a exposição de quadros do meu tio Eduardo no shopping Cianê daqui da minha cidade, que por sinal rolava uma de dragões. Nesse mesmo lugar deve uma da patrulha canina, no qual achei fraquinha e Luna não curtiu muito. 

Da esquerda para direita:
A gente no circo, assistindo o teatro, Luna contemplando
um quadro do meu tio e na exposição da Patrulha

Na exposição dos dragões

Fomos muitas vezes no Quinzinhos de Barros e até mesmo nesse finalzinho de ano, acabamos indo mais uma vez pra fechar o ano de zoo. 

As fotinhos no Quinzinho

Luna andou pela primeira vez de ônibus e adorou. Andamos bastante de Uber, que ela mesmo fala que tem que chamar quando a gente saí sem o pai. Vimos as carpas que tem no mercado Confiança de Sorocaba. Brincamos um dia na prefeitura, lá não é tão legal, pois no calor não tem muita sombra, o legal que ela fez amizade com uma garotinha lá que até emprestou os brinquedos pra Luna. 

Da esquerda para direita:
Luna passeando de ônibus, vendo as carpas
 e brincando com os brinquedos da amiguinha na prefeitura

Deve visitas ao pediatra, na dentista, na minha psicóloga e cortamos o cabelo, eu raspei pela primeira vez e a pitoca cortou só as franjas. Luna dormiu no dia que a gente foi jogar bingo na casa da prima do Rô, em que uma família saiu vitoriosa, só deu eles ganhando.

Da esquerda para a direita:
Luna brincando no playground do pediatra, com os
brinquedos da dentista, aprontando na psicóloga,
eu de cabelo raspado e Luna tirando soneca no bingo

Eu também sai algumas vezes sozinha, até viajei, fui pra São Roque de ônibus e fiquei lá por dois dias. E deve algumas caminhadas pelo centro da cidade, uma delas foi uma longa caminhada. Era por causa de uma oficina do Sesc chamada Cidade-Livro e foi um dia bem cansativo e divertido, nesse mesmo dia eu tive que ir num outro lugar pra receber uma homenagem pra minha avó.

Da esquerda para direita:
Busão pra São Roque, umas das intervenções
que fiz na caminhada e a homenagem pra minha avó

Passeamos em Hortolândia com a minha sogra, com o meu sogro passamos em Santa Bárbara do Oeste, visitamos Santo Anastácio, viajamos para Boracéia e tentamos ir para a represa Light, a pena que tudo lá está se tornando particular e não dá pra entrar em qualquer lugar.

Da esquerda para a direita:
No quintal de um dos tios do Rô que mora em Hortolândia,
Pai e vovô com a Luna em Santa Bárbara do Oeste,
na praia de Boracéia e a ponte da Light

Luna andou pela primeira vez de trem e enfeitado de Natal ainda, deve até Papai Noel dando balinha. Foi um passeio bem rápido e não tinha paisagens bonitas, mas pra criançada é uma experiência nova.
Esse ano também frequentamos diversas vezes a casa da minha mãe e do meu sogro. Na véspera de Natal passamos na casa do meu tio Carlos, lá estavam meu pai, minha mãe, meu irmão Thiago, minha cunhada com os filhos, Núbia, Léo estava com a namorada e o terceiro filho, meu sobrinho pitiquinho, o João Elias que ficou no meu colo por um tempinho, coisinha mais linda. Só que infelizmente no dia seguinte, Luna acordou febril e ficou assim até a noite, e parece que o João Elias e minha cunhada também ficaram ruim, importante que no outro dia estavam melhores. Bom que foi só um dia de dodói!

Da esquerda para a direita:
Trem iluminado, Luna deitada pós banho na minha mãe,
ajudando o meu sogro a tirar terra do quintal
e João Elias sendo fofinho no meu colo

Luna esse ano ganhou tantas coisas, que tive que doar algumas coisas. Foram bastante coisas da Patrulha Canina, que é um desenho que ela já está enjoada de tanto que assistiu. No Natal ganhou um que eu adorei, que é um abajur de astronauta, que você pode por som, pode mudar as cores da luz e ele projeta uma noite estrelada, coisa mais linda! Uma das coisas que ela gostou, foi de ganhar aquarela, adora ficar pintando, pinta ela mesmo, pinta a gente e pinta uns cavalinhos de brinquedo, adoro ver ela se divertir assim! E nisso de pintar, ela chegou a fazer isso com duas camisetas, nessas usamos tinta de tecido, ficou bem bacana!

Da esquerda para direita:
A coleção da Patrulha Canina,
o Astronauta abajur top e um quadrinho branco
que eu amei desenhar, mas era pra Luna brincar

A pitoca mais linda colorindo e a camiseta que ela fez

Véspera de ano novo passamos na chácara do primo do Rô, lá Luna tremeu de frio na piscina e não queria sair, e enfim, conseguimos tirar, depois ficou brincando com as crianças de lá, jogou bolinha pra cachorra e se apavorou com um rojão, ficando no colo só e tapando o ouvido pra não escutar os outros, logo depois fomos embora e ela capotou de sono no carro. O Rô nesse dia também treinou o inglês dele com uma americana que estava lá, ela entendia pouco e falava pouco português, os filhos dela alguns falavam melhor a nossa língua.

Curtindo a chácara

E eu no fim desse ano, comecei a curtir usar aquarela, é bem complicadinho ainda, mas estou me divertindo. Desenhei bastante, fiz alguns desafios mensais, como FebFairies, MagicMarch, Mermay, Junicorn, Inktober, Sharktober e Pokecember. Fiz tirinha e também um pequeno quadrinho silencioso sobre o ciclo do Lobo Guará. Treinei cenário com uma pequena aventura que criei para o pikachu. Desenhei para alguns concursos e deu em nada e vetorizei um zoo de animais mitológicos, meu primeiro vetor grande. Tentei fazer um zoo de papelão pra Luna, que gostou por um dia, depois largou mão. 
Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Febfairies, MagicalMarch, Mermay, Junicorn,
Inktober, Sharktober, Pokecember,
quadrinho silencioso e quadrinho para a Fatecon

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Três primeiras fotos foram para alguns concursos da Xpen,
aventura do pikachu, zoo em vetor e zoo em papelão

Desenhei alguns desafios do grupo no Facebook da  Faber Castell que em um deles até ganhei um Kit, que tinha lápis e canetas. Refiz alguns desenhos antigos pra ver como meu traço mudou, acabei com um mini sketchbook que era chaveiro e rabisquei bastante enquanto assistia aula teórica de carro. Cheguei a comprar um caderno quadriculado pra fazer pixel, fiz poucos e acabei fazendo de rascunho normal mesmo. Risquei algumas coisinha no Sesc também, usando giz de cera e canetinhas.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Desafio da roda de cores, desafio das férias perfeitas
, o kit da Faber Castell, desenho refeito, Mononoke no mini sketchbook,
 desenho feito na aula teórica de carro, tentativa de pixel de gato,
desenhos feitos no Sesc

Além das oficinas do Sesc, fiz um curso online maravilhoso pela Arte Revide. Consegui a bolsa 100% e tive as aulas mais legais de cores com a Fernanda Montoni, queria que durasse mais até. Desenhei bastante fanarts, treinei mais cenários, colori coisas com lápis aquarelável, fiz desenhos temáticos como de halloween e rabisquei um bonequinha da Luna e Maia que a tia Lelê fez em crochê.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Um dos exercícios da oficina Cidade - Livro do Sesc,
aula da Fernanda, fanart da Casa Mágica da Gabby,
fanart de Stardew Valley colorido com lápis aquarelavel, fanart
de Red Redemption colorido com aquarela e lápis de cor,
desenho de Halloween e rascunho da bonequinha da Luna e Maia

As bonequinhas finalizadas pela tia Lelê

Consegui terminar um projeto, que é meu primeiro livro infantil, ilustrado por mim, agora preciso achar um jeito de publica-lo e ter ele impressos na minha mão pra vender. Fiz meu primeiro livro do artista e aprendi a costurar um livro feito com papelão. Participei de dois livros coletivos e em um deve até lançamento, no qual li a homenagem que fiz para minha vó! Esse último, tivemos que fazer intervenções manualmente e deu um trabalhão!

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Livro infantil autoral, Livro com capa de papelão e livro do artista,
 livro Cidade-Livro, lançamento do livro Além Ponte e
Além Linha no Sesc e o livro pra fazer intervenções

Comecei minhas aulas de carro e por conta disso tive que refazer meu RG. E ainda tive que resolver uns B.O. com meu pai por conta de duas multas em São Paulo, sendo que meu pai não estava lá naquele dia e como o carro está no meu nome, acabei me lascando junto, a gente acha que o carro está com placa clonada e enfim, "mó treta"! Eu curti dirigi, só que ainda acho difícil é muita coisa pra lembrar.

Luna entediada
numa das vezes que foi comigo

Luna fez 3 anos e deve uma pequena festa com o tema da Patrulha Canina, comeu bolo, brigadeiro e pastelzinho de queijo. Ganhou presentes da Dinda e da irmã da dinda. 

Bolinho de cenoura com chocolate da  Lu Moura 
e o topo do bolo com desenho meu e
Luna brincando com o que ganhou das dindas

Eu participei de várias feiras esse ano e em todas elas acabei comprando, fazendo escambo ou ganhando algo, foram todas experiências boas e quem sabe ano quem vem aumente mais o número de feiras que participo. E foi nessa onda de ir nesses lugares que comprei minha máquina de cartões do Mercado Pago, só não sei por crédito no chip que vem, nem sei se dá.

As coisinhas que consegui nas feiras

Esse cachorrinho comprei na Fatecon, coisa mais linda.
A minha máquininha de cartões também é fofa

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Feira Ilustra Comic Fest, Feira do Beco do Inferno,
Feira fesTA do Sesc, Feira do Beco do Inferno,
Feira AnimeArts, Feira do Trilho,
 Feira AnimeFã, Feira do Beco do Inferno 

Consegui encomendar um sketchbook da Dreamer e depois peguei mais um. Mais uma vez também comprei sketchbook do Atelier  Cafuné. Peguei um livro do Reticolo na promoção e novamente ajudei a ong Amigo do Lobo e ganhei brindes. Fui homenageada pelo Pontes e por um vereador no lançamento da coleção de livros infantil 3, no qual eu ilustrei as duas primeiras. E comemorei 13 anos de namoro com um Bentô Cake, com um desenho super fofo.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Sketchbook de lobo guará da Dreamer, sketchbook do pikachu
 da Dreamer,sketchbook do Atelie Cafuné, brindes do Amigo do Lobo,
a homenagem que recebi e o bolinho gostoso da comemoração

Esse ano o Rô acabou sendo demitido, apesar disso recebeu uma boa grana e ficou tranquilo até o fim do ano, diz ele que irá procurar agora começo do ano um novo emprego. Por isso acabamos saindo mais, aproveitamos a piscina do sesc, a Luna curtiu bastante a prainha que tinha lá, renovamos a carteirinha e eu até fiz tratamento odontológico. Fiz canal num dente e limpeza. Também compramos uma cama nova para o quarto da Luna, na verdade são duas, uma é chamada de cama auxiliar. Estava precisando, já que a gente dormia numa que pertenceu a mim, quando tinha meus 15 anos e o Banguelinha deu uma caprichada no visual. E nessa mesma loja compramos uma mesinha e duas cadeiras pra ela sentar pra desenhar ou brincar. Nas viagens que fizemos acabamos comprando algumas coisas, eu adoro lembrancinhas e adoro comprar coisas pra Luna também, em uma delas compramos um quebra cabeça diferente chamado Tangram, que eu adorei por sinal, já a Luna, nem deu tanta bola, quem sabe quando for mais velha.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Piscina no Sesc, carteirinhas renovadas,
escultura na prainha, quarto com camas novas
 e mesinha, uma das lembrancinhas de viagem e Tangram.

Meu trabalho freelance como designer gráfico está cada vez com menos cliente, tive pouquíssimos trabalhos, nunca tive muitos, mas desde que gerei a Luna, eles diminuíram bem mais. Contudo parei de publicar tanto na página, são raras as coisas que posto lá e ando parada nessa área, estou mais focada nos desenhos agora que pensei em abrir comissões esse ano, quem sabe não rola umas graninhas por conta disso. E se você for ver, a maioria dos meus trampos foram de ilustrações.

Esses foram todos que fiz esse ano, são
poucos, mas são feitos com amô
O finalzinho do ano, comecei a ficar novamente estressada e com cansaço de querer fazer nada, até que a palavra que resume ele é sufocante. E quando fico assim, uma das coisas que gosto de fazer é ver TikTok ou jogar alguma coisa e no momento estou viciada no Red Redemption 2. Esse ano terminei alguns jogos e platinei outros, é claro que os que platinei eram infantis e só comprei por conta da Luna. Queria fazer mais lives disso ou eu desenhando, mas não tenho público e o pc dependendo do jogo não aguenta. E tem dia que nem isso quero fazer, o TikTok é uma da coisas que consigo fazer deitada, então fico muito tempo nele e acabo nem dando tanta atenção que a Luna merece, assim acabo me sentindo mais culpada, preciso voltar na psicóloga e ir em médicos também, fazer exames e descobrir o porque dessa exaustão que acaba comigo psicologicamente. 

Alguns jogos da Steam

A minha twitch é tão vazia (risos)

O ano de 2023 foi melhor que 2022, saí mais, finalmente fiz aula de carro, fiz oficinas, curso de pintura, viajei pela primeira vez sozinha, foi um ano gratificante, até que nesse ano montamos nossa pequena árvore de natal e colocamos alguns enfeites na casa. Esse final foi ruim, a geladeira não gelava, o airfryer quebrou o plástico, estragou um cano por conta da pressão da água e teve problemas com o disjuntor que no fim chamamos um eletricista que trocou por um novo. Agora esse ano quero conseguir algum dinheiro extra, talvez faça mais alguma oficina no Sesc e parar de viver cansada, sem querer fazer nada, quero fazer academia, brincar mais com a Luna e claro, por ela numa escolinha e levar numa fono que ajude com a alimentação dela, que é péssima. Vamos que vamos 2024, que seja bom!
Nossa pequena árvore de natal





Comentários

Postagens mais visitadas